Vídeo Endoscopia da Deglutição - VED

Vídeo endoscopia de deglutição (VED) é a avaliação da deglutição através da nasofibrolaringoscopia e a oferta de algumas consistências de alimentos com corante alimentar (geralmente azul ou verde). Esse exame não utiliza contraste e permite observar e avaliar tanto o processo quanto a integridade do mecanismo durante as fases oral, faríngea e orofaríngea da deglutição. Através da VED é possível fornecer recomendações específicas para melhorar a segurança e a eficácia da deglutição.

O endoscópio é passado pelo nariz após anestesiar essa área para minimizar a dor ou desconforto. Uma vez que o endoscópio está posicionado, a criança recebe vários alimentos para comer. O especialista observa e avalia o processo de deglutição. No VED podem ser avaliados tanto os aspectos de desenvolvimento da deglutição quanto os aspectos estruturais.

 

A vídeo endoscopia da deglutição é forma de avaliar a segurança e integridade do mecanismo de deglutição da criança. Através desse exame é possível definir a anatomia e demonstrar a segurança de engolir.
 

A VED é muito útil em pacientes onde questões de aspiração de saliva estão sendo consideradas.

 

Também é útil como uma avaliação pré-operatória antes da reconstrução das vias aéreas, para prever quais pacientes podem ter risco de aspiração durante o período pós-operatório.

VED Vídeo endoscopia da deglutição

Fonte: site do Dr Vitor Chen

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica. Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.